Saúde ao seu Alcance


Por que consumir alimentos integrais?

Postado dia 05/12/2018

Na correria do dia a dia, acabamos não prestando muita atenção no que comemos. Industrializados, fast food e refinados são praticamente bases da alimentação da maioria das pessoas. Acontece que além de mais nutritivos, os alimentos integrais têm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais do que os refinados. Mas afinal, o que são alimentos integrais?

Alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinamento como, por exemplo, grãos, cereais e seus farelos. Dessa maneira, esses alimentos conservam cascas e películas protetoras que são ricas em nutrientes e fibras.

A importância de alimentos integrais

A Associação Dietética Americana (ADA) destaca os benefícios de se consumir fibras, entre eles estão: aumento de saciedade, prevenção da constipação, redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

A recomendação é que se consuma de 25 a 35 gramas de fibras diariamente. Os alimentos integrais, junto com frutas, verduras e legumes, são fontes de fibras.

Macarrão, pão, biscoito, atualmente são inúmeras as opções de alimentos integrais. É importante ler o rótulo dos alimentos com atenção, para entender de fato do que se trata.

Fibras

As fibras são carboidratos não digeríveis que fazem parte dos vegetais, divididas em dois grandes grupos: fibras solúveis e fibras insolúveis.

Fibras solúveis: são aquelas que, quando em contato com a água, formam uma espécie de gel. Além de proporcionarem uma sensação de saciedade ao organismo, elas ajudam a controlar o colesterol ruim.

Fibras insolúveis: são aquelas que não se dissolvem em contato com a água. São importantes, principalmente, para o auxílio na melhora do trânsito intestinal.

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é essencial para a saúde. Os alimentos integrais oferecem muito mais nutrientes, têm lenta absorção, dão mais saciedade, além de serem ricos em fibras e nutrientes. Portanto, incluí-los na dieta ajuda o seu corpo a funcionar melhor.

Os alimentos refinados e processados perdem a maior parte das fibras e nutrientes e costumam ter grandes quantidades de açúcares ou sódio e, que apesar de mais saborosos, não fazem muito bem para o organismo.

Habituar o paladar aos alimentos integrais é um processo que pode ser feito aos poucos, mas que costuma ser bastante benéfico. Lembre-se de consultar um nutricionista e fazer sempre acompanhamento médico. Apenas eles podem recomendar o que, de fato, é melhor para o seu caso. 

Voltar para Home Ver todos